Como falar em público


1. 
SÓ FALE DO QUE VOCÊ CONHECE: Não fale em público sem dominar o assunto que irá transmitir, quando não tiver o conhecimento de um determinado assunto deixe a vez para outra pessoa, sempre vão existir pessoas querendo falar o que não deve. Essa é a melhor maneira de sentir-se confiante para falar em público, mesmo que você tenha conhecimento sobre o assunto estude antes falar.

2. FAÇA UM ROTEIRO DO QUE VOCÊ IRÁ DIZER: Divida em tópicos o tema da sua palestra ou reunião, esses tópicos tem que estar bem visíveis e os seus títulos tem lembrar você do conteúdo de cada tópico, por exemplo, os 14 tópicos desse artigo.

3. TENHA COMEÇO, MEIO E FIM: Você já teve o desprazer de assistir a um filme que de repente termina e você fica com a sensação de: Já acabou?... Quando você for falar sobre um tema tenha claro em sua mente o que você quer transmitir, para isso responda as perguntas: Qual o objetivo quero atingir? Quero que meus ouvintes tenham mais confiança quando falar em público. O que eles precisam saber para fazer isso? Precisam saber no mínimo os passos apresentados nessa palestra...

4. ESTRUTURA, TEORIA E PRÁTICA: Estrutura é o contexto em que é aplicada a orientação. Teoria é porque isso é assim e Prática é como colocar em prática a teoria aprendida dentro do contexto proposto. Como por exemplo, eu quero que você seja capaz de dizer em uma reunião de sua empresa (Estrutura) o porquê você acha importante reduzir os custos com telefonia (Teoria) e como isso pode ser feito mudando de operadora (Prática).

5. UM EXEMPLO VALE MAIS QUE DEZ EXPLICAÇÕES: Dar exemplo exige criatividade, mas vale todo o esforço e abre o nosso entendimento.

6. REPITA TRÊS VEZES: Fale quais serão os temas abordados, aborde os itens do seu tema durante a palestra ou reunião, e no fim recapitule os itens que você abordou durante a palestra. Isso ajudará na memorização do assunto.

7. RESPEITE O TEMPO DAS PESSOAS: Pratique antes em casa como se estivesse fazendo a palestra e meça o tempo utilizado, isso faz com que você se sinta confiante na hora de falar e transmite respeito por seus ouvintes.

8. ANTES DE COMEÇAR A PALESTRA, QUEBRE O GELO: Antes de começar a falar, procure ganhar alguns segundos ou até minutos apenas olhando para as pessoas que vão ouvi-lo, enquanto você arruma o microfone, o seu material ou simplesmente observa a organização do local, fazendo isso de maneira sutil ajuda a quebrar o gelo inicial e diminui o momento em que ficamos mais nervosos quando vamos falar em público que são os primeiros minutos.

9. POSTURA E TOM DE VOZ: Mantenha sempre uma postura confiante olhando individualmente para as pessoas presentes na reunião, sem fixar os olhos em apenas uma para que essa pessoa não fique constrangida, nunca fique parado sempre no mesmo lugar, quando nos movimentamos nossas ideias se movem também e isso prende mais a atenção de quem nos ouve, procure variar e colocar emoção no seu tom de voz, falando algumas vezes devagar e mais baixo, outras vezes mais rápido e mais alto, sempre alternando as combinações.

10. FAÇA VARIAS PERGUNTAS DURANTE A PALESTRA: Essas perguntas nem sempre precisam ser respondidas em voz alta pelos ouvintes, elas servem para fazer as pessoas pensarem no que estão ouvindo e “participarem da conversa”.

11. PROCURE USAR RECURSOS DE AUDIO E VISUAIS: Um bom exemplo de como as imagens prende muito mais a nossa atenção é a comparação que podemos fazer sobre o tempo que ficamos em frente uma tv e o quanto ficamos ouvindo um rádio. Aprendemos bem mais rápidos com o que vemos do que com o que ouvimos.

12. SEJA VOCÊ MESMO: Não é preciso querer falar difícil e nem force para falar errado e parecer simples, isso só funciona para comediantes... Procure falar normalmente como se estivesse conversando com um amigo, procure apenas evitar erros gritantes de português e gírias.

13. BOM HUMOR: Ser bem humorado ajuda a transmitir o assunto e melhora não só a atenção como também o entendimento de quem nos ouve, para desenvolver isso é preciso aprender a ser engraçado sem ser exagerado.Seja natural, saiba do que está falando, prepare-se para falar e lembre-se que ficar nervoso é normal, com o tempo esse nervosismo passa e praticar é a melhor maneira de desenvolver essa arte.

ACREDITE NISSO!

PRATIQUE E APROVEITE OS MELHORES RESULTADOS! 

Guilherme de Oliveira Rosa.

Tags: , como vender, como vender carros, como vender imóveis, livro de vendas, negociação, tecnicas de vendas, treinamento de vendas, venda mais, vendas, vendedor de sucesso, vender mais

voltar para Dicas de vendas

left tsY|left tsN fwB|left show fwR|c10|||news|b01 c05 normalcase uppercase bsd|b01 normalcase fwR c10 tsY bsd|news login c05 b01 normalcase uppercase bsd|c05 tsN normalcase b01 b02 uppercase bsd|b01 c05 normalcase uppercase tsY bsd|||